Tendo entrado no mercado português em 2024, a operadora Digi referiu, no dia 23 de outubro, em Lisboa, uma possível saída do país. A razão: o projeto da ANACOM de prorrogar, sem concurso público, as frequências dos seus três principais rivais, que expiram em 2027. O que a Digi critica na entidade reguladora, o que solicita e por que razão os seus planos de telemóvel são afetados.
«Um dos desfechos pode ser sairmos de Portugal»: «uma das possibilidades pode ser a nossa saída de Portugal». A frase é de Valentin Popoviciu, diretor executivo do grupo Digi, proferida na sexta-feira, 23 de outubro, durante uma conferência de imprensa em Lisboa, segundo o jornal ECO. Acrescentou ainda: «Se não dispusermos dos recursos adequados e da legislação adequada, nunca se sabe» («se não dispusermos dos recursos adequados e da legislação adequada, nunca se sabe»). Não se trata de uma decisão: a questão, precisou ele, colocar-se-á mais tarde, e a Digi exige os meios necessários para que não se chegue a esse ponto.
O que a Digi critica à ANACOM
O litígio diz respeito às frequências móveis, pelas quais transitam chamadas e dados. Vários direitos de utilização detidos pela Meo, pela NOS e pela Vodafone expiram em 2027. Em 2025, as três operadoras solicitaram a sua renovação por um período de vinte anos. A ANACOM, a entidade reguladora portuguesa das comunicações, aprovou um projeto de decisão datado de 29 de junho de 2026 que as renova, mas por períodos mais curtos: até 21 de abril de 2033 para uma parte das faixas, e até novembro de 2041 ou janeiro de 2042 para outras. A entidade reguladora avalia esta renovação em 550,3 milhões de euros.
Para a Digi, o problema reside no facto de estas frequências serem renovadas sem concurso. De acordo com o seu comunicado de 23 de outubro, o projeto diz respeito a 487 MHz, dos quais 140 MHz não tinham sido solicitados pelos titulares. Abaixo de 1 GHz, nas bandas baixas que cobrem longas distâncias e penetram nos edifícios, a Digi indica deter 10 MHz, contra 50 da Meo e 60, respetivamente, da NOS e da Vodafone. A operadora considera que a decisão congelaria a estrutura do mercado até à década de 2040.
O que o operador solicita
A Digi solicita que as licenças que expiram em 2027 sejam atribuídas através de um processo concorrencial, com um limite máximo por operador e um bloco reservado para aquele que detém menos frequências baixas. Caso a ANACOM mantenha a renovação, impõe três condições:
- atribuir ao operador com menor dotação na banda inferior a 1 GHz o bloco de 2 × 5 MHz da banda dos 700 MHz, que se encontra por atribuir desde 2021;
- condicionar a renovação a obrigações de partilha de frequências e de acesso, incluindo o roaming nacional até à conclusão da rede da Digi;
- não renovar as frequências de 140 MHz que não tenham sido solicitadas e alinhar os prazos com a data de 21 de abril de 2033.
Para fundamentar a sua posição, a Digi apresentou à ANACOM um estudo da Lisbon Economics, coordenado pelo economista Abel Mateus, antigo presidente da Autoridade da Concorrência (AdC). O estudo estima que os consumidores poderão perder até 3,5 mil milhões de euros em ganhos ao longo de quinze anos. Trata-se de um estudo encomendado por uma parte interessada.
Um regulador alvo de críticas de ambos os lados
A Digi não é a única a contestar. A Autoridade da Concorrência recomendou, a 9 de outubro, a abertura de processos de concorrência e renovações condicionadas a acordos de acesso, incluindo o roaming nacional. Os três operadores históricos também criticam o projeto, pela razão oposta: pretendiam licenças com duração mais longa. A sua associação, a Apritel, considera que «a solução proposta constitui uma decisão errada e profundamente prejudicial para Portugal». A consulta pública, prorrogada a pedido da Digi, terminou a 9 de outubro. Não foi anunciada qualquer data para a decisão final.
A presença da Digi terá intensificado a concorrência?
Os dados públicos apontam nesse sentido, sem permitir quantificar a quota que corresponde exclusivamente à Digi. No ano da sua entrada no mercado, em novembro de 2024, os preços das telecomunicações em Portugal tinham aumentado, em média, 6,9 %, o maior aumento desde junho de 1994, enquanto na União Europeia registavam uma descida média de 0,3 %, de acordo com a ANACOM. Já em dezembro de 2024, a entidade reguladora salientava que a Digi oferecia a mensalidade mínima mais baixa para sete serviços ou ofertas.
A tendência inverteu-se posteriormente. Em agosto de 2026, de acordo com o índice de preços no consumidor divulgado pela ANACOM, os preços das telecomunicações eram 4,3 % inferiores aos de agosto de 2025. Ao longo de doze meses, registaram uma descida média de 2,6 %, enquanto na União Europeia aumentaram 1,9 %: trata-se da segunda maior descida entre os Vinte e Sete, a seguir à Áustria. Nesse mês, a Digi apresentava a mensalidade mínima mais baixa em nove das onze ofertas comparadas pela entidade reguladora. As marcas de baixo custo das três operadoras históricas também registaram uma descida: em 2026, o seu plano mais barato passou a custar cinco euros, de acordo com o site ZAP.
A Autoridade da Concorrência considera a Digi um concorrente a preservar: segundo a mesma, a renovação do conjunto de frequências dos três grandes operadores «limita as possibilidades de expansão da Digi e de entrada de novos operadores», relata o Jornal de Negócios. A Meo, a NOS e a Vodafone, por seu lado, destacam os investimentos que as suas redes exigem.
E quanto aos assinantes?
Por enquanto, nada está decidido: a ANACOM ainda não proferiu a sua decisão e a Digi não anunciou qualquer calendário para a retirada do serviço. A Digi ainda representa apenas cerca de 3 % dos clientes de telemóvel, de acordo com o site ZAP. O que está em causa são os preços: de acordo com o estudo encomendado pela Digi, o montante médio pago por cliente de telemóvel passou de 8,37 para 7,97 euros por mês durante o primeiro ano completo após a sua entrada no mercado, o que representa uma descida de 4,8 %. Seja qual for o desfecho, a decisão da ANACOM irá moldar o mercado móvel português nos próximos quinze anos.
A nossa análise
A ameaça de saída constitui também um argumento de negociação. Ao referir-se a isso duas semanas após o encerramento da consulta pública, a Digi coloca o regulador perante uma escolha: a estabilidade exigida pela Meo, pela NOS e pela Vodafone, que pretendem licenças de longa duração para investir, ou a concorrência, que a Autoridade da Concorrência e a Digi associam a uma melhor partilha das frequências.
Uma vez que ambas as partes contestam o projeto, a ANACOM mantém uma margem para o alterar num sentido ou noutro. Para os assinantes, a verdadeira questão não é tanto a saída da Digi, que continua a ser uma hipótese, mas sim o nível de concorrência que a decisão final permitirá manter.
Última atualização: 27/10/2026
Artigo redigido com a ajuda de uma inteligência artificial, revisto, modificado e validado por François Wilman.
Este artigo foi redigido com cuidado, mas pode conter erros ou informações desatualizadas. Verifique sempre as informações importantes junto das fontes oficiais antes de as utilizar.
Este artigo foi traduzido automaticamente do francês, para o seu conforto de leitura. Apenas a versão em francês faz fé.

